Apresentação dos trabalhos da disciplina de Projeto Mecânico

No dia 12 de Julho de 2023, no câmpus do IFRS – Ibirubá aconteceu a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina de Projeto Mecânico, ministrada pelo Prof. Dr. Eng. Cristiano Kulman. Ao todo foram quatro projetos desenvolvidos pelos alunos da disciplina.

O objetivo da disciplina é realizar um projeto do zero, construindo toda a documentação para embasamento do equipamento que será fabricado, estabelecendo requisitos de clientes, de projeto, até sua modelagem 3D e posterior fabricação em laboratório.

Um dos trabalhos realizados é um suporte para execução de ensaios de tração, flexão e torção para adaptação na máquina de ensaios de tração já disponível na instituição. A imagem abaixo mostra a concepção utilizada pelos alunos para a posterior fabricação.

Este grupo trabalhou em conjunto com outro projeto, que buscou realizar a confecção dos corpos de prova em juntas soldadas, posteriormente avaliando os resultados dos ensaios de tração, torção e flexão visando uma redução nas soldas realizadas em conjuntos. A imagem abaixo mostra um corpo de prova ensaiado pelos alunos.

Outro projeto desenvolvido foi um concentrador solar fresnel linear, que tem por objetivo aplicar a energia solar em uma área menor, aumentando a radiação e calor nesta determinada área. O equipamento tem função de uso didático no IFRS Câmpus Ibirubá.

Por fim, o último projeto construiu uma célula de carga para ser acoplada na barra de tração do trator e no engate de um implemento agrícola que está exercendo certa força em relação ao solo. Assim, pode-se mensurar a carga realizada através da deformação que acontece na célula de carga.

Add a Comment