Estudantes russos criam liga de alumínio de alta resistência

O alumínio hoje é um dos materiais com maior potencial na indústria. Assim, estudantes da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia vem trabalhando para alcançar este potencial.

Recentemente, foi descoberto uma maneira eficaz de fortalecer os materiais compósitos a base de alumínio. Dopou-se fortemente o alumínio fundido com níquel e lantânio, obtendo-se aproximadamente 15% do volume final da liga (Al-Ni-La) de dopantes. Esta apresenta simultaneamente flexibilidade, força e leveza.

Hoje o alumínio é reforçado com nanopartículas, porém o processo é muito caro, assim o custo-benefício não é tão alto. A equipe russa desenvolveu uma técnica de fusão, substituindo a técnica de nanopós, a qual não dopava de forma uniforme o material como a nova técnica faz.

“Nosso composto já demonstra características melhores do que seus análogos. No entanto, não vamos parar por aqui, e no futuro planejamos continuar trabalhando na criação de versões mais avançadas, complexas (3, 4 e mais fases) e mais baratas. O ciclo de produção desses compósitos incluirá o uso de alumínio de pureza técnica e componentes de liga mais baratos,” anunciou Torgom.

Fonte: Revista Ferramental