Máquina de Fadiga de Metais por Flexão Rotativa
Histórico
A construção da máquina de fadiga teve seu projeto iniciado no Campus Rio Grande pelo Professor Adão Felipe Oliveira Skonieski onde o primeiro conceito foi concebido. Paralelamente, no campus Ibirubá o Professor Vitor Hugo Machado da Silveira conseguiu por meio de Projeto de Pesquisa os recursos financeiros necessários para a aquisição de componentes importantes para a máquina, como por exemplo, o motor.
No entanto, foi na disciplina de Gerenciamento de Projetos ministrada pelo Professor Adão e durante o trabalho de Conclusão de Curso do Aluno Wolmei Borghardt que o equipamento foi finalizado, utilizando-se conceitos elencados de Mecânica Geral e Mecânica dos Sólidos. Seu princípio está relacionado com as máximas tensões de tração geradas na superfície de corpos de prova a partir de pesos que impõe momentos fletores calculados previamente. Uma vez que ocorre a rotação do corpo de prova as tensões trativas e compressivas são alternadas constantemente sendo que, a cada rotação, tem-se um ciclo de fadiga. Através de vários ensaios para uma mesma condição, conta-se as quantidades de ciclos relacionadas as tensões trativas, permitindo-se a construção do diagrama de Wöhler do material.